domingo, 26 de dezembro de 2010

Carta Aberta aos vogais do Conselho de Hinologia, Hinódia e Música da IPB

Por Eduardo Henrique Chagas*

Texto originalmente publicano no blog Sociedade pela Liturgia Reformada e reproduzido com autorização do autor


Na verdade, eu mandei isto por e-mail aos conselheiros. Mas publico aqui também, por ser pertinente.



Reverendos, senhoras, boa tarde.

Sou Mestre-de-capela e Regente Titular do Coro na Igreja Presbiteriana de Franca/SP, e acompanho com interesse o desenvolvimento da hinologia na IPB.

Soube que está em andamento uma seleção de 150 novos hinos a serem adicionados ao NC, e gostaria de saber em que situação ela se encontra. 

Gostaria também de recomendar à atenção dos nobres conselheiros oHinário Anglicano, da IEAB (1962), que traz versões e composições próprias de autores nacionais em temas onde o NC tem sido manifestamente deficiente, principalmente no que se refere ao Calendário Cristão. Temos poucos hinos para o Advento, apenas um de Epifania (misturado aos de Natal), poucos hinos relativos ao Espírito Santo que possam ser empregados em Pentecostes, e nada específico para a Quaresma. Poderíamos também contar com mais hinos para casamentos, Batismo e funerais. E, ao final, tomo a liberdade de transcrever a letra de um belo hino para uso em reuniões conciliares, surpreendentemente extraído do mesmo Hinário Anglicano.

Gostaria, ainda, de saber se a Comissão aproveitará a excelente oportunidade para dar cumprimento à Resolução SC 1970-004, que determinou à então Comissão do Hinário que lhe anexasse "sugestões litúrgicas, litânicas e antífonas, e o que considerar indispensável ao enriquecimento do culto presbiteriano, sem desobediência aos 'Princípios de Liturgia' da CI/IPB;", o que jamais foi feito, como sabemos. O NC atualmente traz no final o Credo Apostólico, o que tenho usado com grande proveito para reintroduzi-lo regularmente no Culto, mas poderia trazer muito mais. Por exemplo: 

  • Modelos de liturgia com textos para o culto dominical, também (e especialmente) visando a celebração da Santa Ceia;
  • Modelos e textos para cultos especiais, como: Batismo e Profissão de Fé, Ordenação de Oficiais e de Ministros, casamentos, funerais, fundação de congregação, organização de igreja, lançamento de pedra fundamental, consagração de templo, organização e reuniões de concílios etc.
  • Modelos também para o culto diário público e doméstico;
  • Calendário Litúrgico e Lecionário, com explicação sobre seu sentido histórico;
  • Orações responsivas entre Oficiante e Povo para as várias partes do culto, como a Confissão de Pecados, as Intercessões e principalmente a Oração Eucarística na Santa Ceia;
  • Mais responsos litúrgicos cantados, como Aleluias, Kyrie Eleison, bênçãos, mais améns etc, a exemplo do que foi feito na IPIB.
  • O Credo Niceno, para figurar junto com o Credo Apostólico;
  • A Oração do Senhor, etc.

Recomendo como exemplos de hinários bem-sucedidos que trazem esse tipo de material litúrgico-musical: no estrangeiro o United Methodist Hymnal e o Presbyterian Hymnal americanos, o Voices United, da Igreja Unida do Canadá, bem como o Lutheran Book of Worship e o Lutheran Service Book, hinários que trazem material suficiente para cultos inteiramente cantados em qualquer ocasião. No Brasil, basta recordar a saudosa memória daquele que foi o hinário mais largamente empregado na IPB antes do Novo Cântico, o Hinário Evangélico com Ritual. Há também o exemplo do hinário adotado pelas igrejas reformadas de origem suíça e holandesa no Brasil, que também traz as formas litúrgicas oficiais dessas igrejas.

A vantagem de se trazer a liturgia no hinário é manifesta: o povo se habitua a acompanhar e a ativamente participar em orações responsivas, ao contrário do velho costume de se usar manuais nas "ocasiões especiais", aos quais apenas os pastores têm acesso, que torna a congregação mera ouvinte e espectadora passiva.

Como fontes para pesquisa de material litúrgico, recomendo oManual do Culto da IPIB bem como o excelente Book of Common Worship da PC(USA). Ainda na tradição reformada podemos enumerar o atual Book of Common Order da Igreja da Escócia, nossa "igreja-avó", com a qual a IPB está restabelecendo relações eclesiásticas, bem como as liturgias da Reformed Church of America e da Eglise Réformée de France, que se encontram disponíveis online.

Não tenho a intenção de ser, com isso, um intruso nos trabalhos da Comissão de Hinologia e Música, mas tão-somente de oferecer o ponto-de-vista de um amante da liturgia cristã histórica e reformada, capacidade na qual me aventuro a editar o blog Sociedade Pela Liturgia Reformada. Renovo aos nobres conselheiros meus votos de elevado respeito e admiração, e assim despeço-me.

Segue a letra do hino nº 304 do HIEAB, ao qual se adequa a música CWM RHONDA (NC 350):

304. Concílio

Em Concílio reunidos
Imploramos-te, Senhor,
Tua direção divina,
Paz e fraternal amor.
Tua Igreja, tua Igreja
Quer servir-te, Salvador.

Pela senda da verdade,
Da justiça e retidão,
Guia-nos os frágeis passos,
Vem tomar-nos pela mão.
Luz divina, luz divina,
Vence toda a escuridão.

Que os trabalhos do Concílio
Tragam bênçãos tão reais
Que os obreiros se desdobrem
Na seara, mais e mais.
E seremos, e seremos
Missionários teus leais. Amém.
 (Silvano Rocha Filho)

Sincera e respeitosamente,

Eduardo H. Chagas


*Eduardo Henrique Chagas é Bacharel em Direito, advogado, candidato a teólogo e a Ministro da Palavra e dos Sacramentos e membro da Igreja Presbiteriana do Franca (IPB), São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário