domingo, 21 de novembro de 2010

Coroa do Advento*

Coroa do Advento
Rev. Maurício Amazonas, OSE**


 A Coroa do do Advento é um grande instrumento pedagógico e litúrgico que surgiu na Igreja Luterana da Alemanha, no século XIX. Inicialmente ela servia para que as crianças aprendessem a contagem dos dias que faltavam para a chegada da Noite de Natal. Cada vela do advento representa um domingo que antecede ao Natal. É preciso saber esperar.

Para lidar com a ansiedade da criança na contagem do tempo, a primeira vela da Coroa volta aos tempos antigos para lembrar as promessas de Deus feitas a Adão e Eva: da semente da mulher há de nascer aquele que esmagará a cabeça da serpente. A segunda vela procurava lembrar a promessa de Deus feita aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó: vocês serão uma bênção e eu lhes farei uma grande nação. A terceira vela representa a alegria do Rei Davi pela promessa de Deus dizendo que em seu trono jamais faltaria sucessor. A quarta vela existe para lembrar as promessas de Deus feitas aos Profetas de que nasceria o Salvador e Redentor do mundo.

Toda essa longa história de tempo e de acontecimentos do Antigo Testamento serviria de ensino para que a criança aprendesse a lidar pacientemente com a experiência do tempo. Se Adão e Eva, Abraão, Isaque e Jacó Davi e os Profetas viveram (e até morreram) na esperança de ver o nascimento do Menino Jesus, assim devemos nós esperar pela vinda de Nosso Senhor!

Por isso a Coroa do Advento tem a forma circular. É para significar a eternidade, sem começo e sem fim. Dentro da Coroa, estão os ramos verdes para simbolizar nossa esperança na vinda do Senhor. As velas roxas são para simbolizar nossa espera contida, em espírito de humildade e quebrantado pela chegada de Jesus. A vela rósea representa a alegria da esperança de Davi. Mas a última vela, a quinta, é branca para significar a festa pelo nascimento de Jesus. Por isso, durante o Natal a Igreja se veste de branco. É que a espera acabou. O Menino Jesus já nasceu e todas as promessas foram cumpridas nEle.

Texto extraído do livro Pregações do Jardim, Rev. Maurício Amazonas e convidados
**Rev. Maurício Amazonas, ose é Presbítero na Diocese do Recife; Vigário Geral Diocesano, Pároco da Paróquia Anglicana Jardim das Oliveiras, no Arcediagado Sul, em Recife-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário