quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O devido uso do amém

Queridos irmãos,
Queridas irmãs,
 
Paz e Bem.
 
Permitam-me as observações que faço, abaixo sobre a expressão AMÉM!
 
A palavra AMÉM é formada por de um acróstico (um acróstico é quando nós tomamos a primeira letra de cada palavra de uma frase e formamos através delas uma nova palavra) e, em hebraico é: El melerr n’ emam! Isto significa: "Deus meu Rei é fiel para cumprir Suas promessas". Quando dizemos AMÉM estamos na realidade afirmando a fidelidade do Senhor no cumprimento de suas promessas!

Estou escrevendo esta definição, justamente pelo fato de ver, quase sempre as pessoas utilizarem esta INTERJEIÇÃO como se fosse uma INTERROGAÇÃO. O AMÉM é uma afirmação categórica, uma breve confissão de fé. Por isso ele é uma interjeição: Sim! Deus é Rei e fiel! Ele cumpre o que promete! Transformar a interjeição em uma interrogação, pressupõe que Deus não é Rei, é infiel e pode não cumprir o que promete. Isso beira à irreverência ou à heresia.

A expressão: AMÉM? Ou AMÉM!?! Não existe. Ela é impossível quando se refere a Deus. Utilizá-la desta forma incorreta e absurda, é ofender a Deus como Senhor, à Sua fidelidade e duvidar da Sua Palavra. É pressupor que Ele seja um homem para mentir, ou um filho do homem para se arrepender, pois poderia prometer e não cumprir.

Tal “hábito”, penso, presente no linguajar litúrgico de alguns, é mera ignorância do significa do termo e de seu uso na liturgia ou na oração. Faz-se isso por repetição e cópia, sem reflexão ou entendimento.

Diz São Paulo: Porque quantas são as promessas de Deus tantas tem n’Ele [Jesus Cristo] o SIM; porquanto também Ele é o AMÉM para a glória de Deus, por nosso intermédio (2Co 1.20). Transformando isso numa interrogação, seria assim: Jesus é o NÃO às promessas de Deus, pois Ele poderia ser a afirmação da glória divina? Isso seria cômico, se não fosse trágico.

Jesus é o SIM e o AMÉM divinos! Assim seja!

 ________________________________________________
Ven.Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes+, ofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário